Apesar das pílulas, pelo seu fácil acesso, terem uma ampla utilização como escolha para prevenir uma gravidez, um dos seus grandes problemas é depender da disciplina da pessoa em conseguir tomar as pílulas todos os dias no mesmo horário. E quando a pílula é esquecida, o que deve ser feito?
Esqueci de tomar a pílula. O que fazer?
A primeira etapa após o esquecimento é entender qual tipo de pílula você utiliza. Afinal, o tipo de pílula influencia diretamente na forma como devemos agir diante de um esquecimento. Que tal entendermos melhor essa relação?
Dica: na dúvida, utilize preservativo por 7 dias!
Esquecimento com pílula combinada (estrogênio com progesterona)
Quando todos os comprimidos são da mesma cor:
- Esquecimento de 1 pílula: Reponha assim que lembrar e siga com o horário normal das próximas pílulas. Se perceber o esquecimento no momento de tomar a seguinte, tome as duas doses juntas.
- Esquecimento de 2 ou mais pílulas:
- 1ª semana de uso: Considerar a pílula do dia seguinte (ou outro método de emergência) se houve relação sem preservativo. Seguir com a cartela normalmente após o uso da pílula do dia seguinte. Se for inserido o DIU do dia seguinte, não é necessário terminar a cartela de pílula.
- 2ª semana de uso: Provavelmente, não é necessário o uso da pílula do dia seguinte (ou outro método de emergência, como o DIU do dia seguinte) se na primeira semana a pílula foi utilizada corretamente. Seguir com a cartela normalmente após o esquecimento.
- 3ª semana de uso: Provavelmente não precisa de pílula do dia seguinte (ou outro método de emergência como o DIU do dia seguinte), mas não faça pausa para que o período não ultrapasse 7 dias.
Quando os comprimidos têm cores diferentes:
Para garantir a máxima eficácia do método contraceptivo e evitar possíveis complicações, é indispensável conversar com um profissional de saúde. Dessa forma, você terá acesso a informações precisas e personalizadas sobre o que fazer em caso de esquecimento da pílula. Lembre-se: as recomendações podem variar de acordo com cada caso e esse texto não serve como conduta para casos individuais.
Esquecimento com pílula apenas de progesterona (desogestrel ou drospirenona)
Pílulas de progesteronas apresentam uma tolerância menor ao esquecimento que as pílulas de hormônios combinados, não ultrapassando 12 horas. Caso ocorra atraso ou esquecimento superior a esse período, a contracepção de emergência pode ser considerada, caso tenha relação sem proteção. Neste caso, é importante retomar o uso o mais breve possível e o uso de preservativo também é indicado pelos próximos 7 dias.
Noretisterona
Caso o tipo de progesterona seja noretisterona, a tolerância para o atraso é ainda menor que as demais progesteronas: apenas 3 horas. Caso ocorra atraso ou esquecimento superior a esse período, a contracepção de emergência pode ser considerada, caso tenha relação sem proteção. Retomar o uso o mais breve possível e o uso de preservativo também é indicado pelos próximos 7 dias.
Na dúvida, converse com um profissional especializado
Lembrando que sempre que surgir dúvida no uso, converse com uma pessoa profissional de saúde que você confie e siga as recomendações que lhe forem sugeridas. Não tenha medo da contracepção de emergência quando ela for uma decisão importante para prevenir uma gestação. Caso o esquecimento da pílula seja recorrente, reconsidere trocar para outro método onde você não precisa lembrar diariamente. Há diversos tipos de contracepção disponíveis no mercado. Aliás, você sabia que o DIU pode ser usado como contracepção de emergência? Sim, é o DIU do dia seguinte.
Referências
- Finotti, Marta. Manual de Anticoncepção. São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), 2015.
- Gestodene Study Group. Cycle control, safety and efficacy of a 24-day regimen of gestodene 60 microg/ethinylestradiol 15 microg and a 21-day regimen of desogestrel 150 microg/ethinylestradiol 20 microg. European Journal of Contraception and Reproductive Health Care. 1999; 4(Suppl 2):17-25.
- Korver, T., Klipping, C., Heger-Mahn, D., Duijkers, I., van Ostad, G., Dieben, T. Maintenance of ovulation inhibition with the 75 mcg desogestrel-only contraceptive pill (Cerazette®) after scheduled 12-h delays in tablet intake. Contraception. 2005; 71(1):8-13.
- Petitti, DB. Clinical practice. Combination estrogen-progestin oral contraceptives. New England Journal of Medicine. 2003 Oct 9; 349(15):1443-50.
- Trussel, J. Contraceptive efficacy. Contraceptive Technology: Nineteenth Revised Edition. New York: Ardent Media, 2007.
- World Health Organization. Selected Practice Recommendations for Contraceptive Use. 3rd ed. Geneva: World Health Organization, 2016.
- World Health Organization Department of Sexual and Reproductive Health and Research (WHO/SRH) and Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health/Center for Communication Programs (CCP), Knowledge SUCCESS. Family Planning: A Global Handbook for Providers (2022 update). Baltimore and Geneva: CCP and WHO, 2022.